Título o que é o Anel Cornealring

O Cornealring é fruto de simples observação do espaço que é gerado na córnea quando algum objeto é introduzido entre as lamelas do seu estroma. O objetivo é preencher ao máximo esse "espaço-morto", não permitindo o crescimento de células adjacentes ao anel, as quais sofrem posterior degeneração lipídica com a formação de depósitos brancacentos (Lai MM, Tang M, Andrade EM, Li Y, Khurana RN, Song JC, Huang D., Optical coherence tomography to assess intrastromal Cornealring segment depth in keratoconic eyes. J Cataract Refract Surg. 2006 Nov;32(11):1860-5. Josef Ruckhofer, MD, Michael D. Twa, David J. Schanzlin, MD. Characteristics of lamellar channel deposits after implantation of Intacs, J Cataract Refract Surg 2000; 26:1473-1479).

Ele é um dispositivo médico usado no tratamento do ceratocone e outras patologias da córnea. Ele é formado por segmentos semicirculares de um material inerte, o PMMA (poli-metil-meta-acrilato), tendo comprimento e espessura que variam de acordo com características específicas de cada olho. Ele é transparente, de forma que não é facilmente visível a "olho nu".

O local do implante é no estroma da córnea, através de uma cirurgia simples que dura poucos minutos e é feita sob anestesia tópica (utiliza somente colírios). A estrutura da córnea é mantida inalterada respeitando a sua região mais nobre que é a zona óptica (central).

Os objetivos deste tipo de cirurgia são:

  1. Regularizar a córnea, melhorando a acuidade visual corrigida do olho e facilitando a adaptação de lentes de contato.
  2. Conter ou lentificar a evolução de patologias da córnea que a torne cada vez mais curva e irregular.

O índice de satisfação do paciente é muito grande após o implante do Cornealring, mas caso o resultado obtido não for o desejado, esse tipo de cirurgia conta com a grande vantagem de ser reversível e reajustável. Também não impede a realização de um transplante futuro caso necessário.

Logomarca da Visiontech Medical Optics   Av. Dep. Cristóvam Chiaradia, 518, Buritis, Belo Horizonte, Minas Gerais - 30575-815 - Telefax.:(031) 3084-3081 - visiontech@visiontech.com.br